região oeste

VÍDEO: base móvel da BM reduz criminalidade na Nova Santa Marta

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)

Um ano e seis meses depois da inauguração, a base móvel comunitária da Brigada Militar que fica no Bairro Nova Santa Marta, na região oeste de Santa Maria, foi modernizada. Entre as novidades, está uma câmera de monitoramento com alcance de quatro quilômetros. O ônibus fica na Avenida Manoel Mallmann Filho, em frente à creche Sinos de Belém, em um dos pontos mais altos do bairro, o que facilita a visualização pela câmera.

Conheça a estrutura:

De acordo com o capitão Rodrigo Oliveira, comandante do 2° Esquadrão do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), houve uma redução de cerca de 40% da criminalidade na região desde a instalação da unidade.

Quarto suspeito de assaltar relojoaria é encontrado escondido em taquaral

- Conseguimos estabelecer uma relação de confiabilidade com a comunidade. Não atuamos apenas na repressão, mas, principalmente na prevenção. Conversamos com os moradores, vamos a escolas, fazemos palestras, conversamos com comerciantes... A ideia é que se previna ao máximo para reprimir ao mínimo - afirma o capitão. 

O delegado Marcelo Arigony, responsável pela 2ª Delegacia de Polícia de Santa Maria, que atende a região, destaca que houve uma queda significativa nos índices de roubos e furtos na área.

-  Só o fato de o bandido ver ou saber que há policiais atuando de forma fixa no bairro, já inibe a criminalidade. Também temos uma maior agilidade para resolver os crimes, já que esses policiais conseguem chegar mais rapidamente aos locais e nos passam muitos detalhes e informações que antes não tínhamos conhecimento - relata.

Na terça e quarta-feira, o efetivo responsável pela unidade esteve em Porto Alegre participando de uma capacitação no 5º Seminário Internacional de Polícia Comunitária. 

A COMUNIDADE
Para os moradores da Nova Santa Marta, a presença da Brigada Militar trouxe mais tranquilidade. Segundo o líder comunitário Éder Teixeira Pompeo, a população percebeu uma diminuição de casos de arrombamento e assaltos.  

Suspeito de agredir filha de 3 meses é indiciado por tentativa de feminicídio

- Melhorou bastante, aumentou o policiamento. A gente se sente mais seguro e até é possível criar um certo vínculo com os policias, que conversam conosco e atuam principalmente na prevenção aos crimes, o que é o mais importante - conta o líder comunitário. 

A ESTRUTURA
Quatro PMs atuam no policiamento por turno, sendo dois em viaturas de apoio e patrulhamento e outros dois dentro da unidade móvel fazendo o monitoramento. O atendimento funciona, geralmente, durante à tarde e à noite, mas varia quando há eventos na região.

A base móvel também serve como centro de monitoramento em eventos de grande porte da cidade. O primeiro teste ocorreu na Romaria da Medianeira, no dia 10 de novembro. No último dia 21, o ônibus esteve no Shopping Praça Nova para o policiamento no show da cantora Marília Mendonça. Nos próximos meses, a unidade vai estar em festas natalinas da cidade e também na festa de calouros que acontece na Praça Saturnino de Brito.

Equipamentos da unidade móvel:

  • 5 câmeras de videomonitoramento, sendo uma delas Speed Dome de longo alcance
  • 9 aparelhos monitores
  • equipamentos de informática e escritório
  • ar-condicionado

*Colaborou Janaína WiIlle

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Motorista embriagado colide van em árvore em Santa Maria Anterior

Motorista embriagado colide van em árvore em Santa Maria

Jovem ateia fogo em casa após discussão familiar Próximo

Jovem ateia fogo em casa após discussão familiar

Polícia/Segurança